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BRAND LOVE
74% DAS MARCAS PODIAM DESAPARECER
Fonte: Estudo da meaningful brands da Havas, edição 2017, realizado a 300.000 pessoas espalhadas por 33 países
SER UMA LOVE BRAND, IMPLICA AMOR RECÍPROCO COM O NOSSO CONSUMIDOR.
SE NÃO FAZEMOS TUDO POR ELE, COMO PODEMOS SER UMA LOVE BRAND?
As pessoas estão cada vez mais egoístas, centradas em si próprias e consequentemente, desligadas das marcas. 74% das marcas podiam desaparecer, que o consumidor não se importaria. A razão para isto é simples: as marcas são geridas por... pessoas! As marcas estão egoístas, pensam em si, no seu accionista, nas carreiras profissionais que estas possibilitam, em vez de amarem constantemente o seu consumidor.
COMO SE PODE ESPERAR SER AMADO, SEM AMAR PRIMEIRO?
COM AS MARCAS É IGUAL!
COMO SER UMA LOVE BRAND
Acordar a pensar no consumidor, decidir de acordo com o que é melhor para ele, dedicar tempo semanalmente para o ouvir, para o sentir.
Em vez de lançar extensões de gama, novos sabores, novas versões, é fundamental saber as reais necessidades do consumidor e satisfazê-las da melhor forma que conseguimos.
Embora pareça utópico, não é assim tão difícil.
Basta se ser apaixonado pelo consumidor, que o mindset de pensamento e gestão da marca muda. Depois, é fazer o melhor possível dentro das restrições comerciais, financeiras, de recursos humanos, industriais da empresa... e sempre, mas sempre, com honestidade e transparência.
Conseguir atingir o patamar de BRAND LOVE, implica encontrar o WHY da marca (mas não é condição suficiente): o que a marca faz pelo consumidor e que impacto tem na vida deste.
Definir o coração da marca (o seu WHY), para assim atrair quem faz sentido e afastar quem não faz. O WHY transforma a marca numa causa, num propósito, que passa sempre por melhor servir o consumidor.
UMA MARCA COM WHY DEFINIDO É UMA CAUSA
UMA MARCA SEM WHY, APENAS, TEM OU PARTICIPA EM CAUSAS.
TIPOS DE BRAND LOVE
O amor por alguém ou algo, não se resume apenas a uma só forma. Existem 7 tipos de amor na nossa vida, nas marcas consideramos que existem 1+4 TIPOS DE BRAND LOVE.
O 1+ é o fundamental: BRAND SELF LOVE. Se a marca não tiver amor próprio, se quem nela trabalha não tiver amor próprio, será mais difícil de haver Brand Love do Consumidor. O BRAND SELF LOVE é, por isso, de elevada importância para os restantes 4 tipos de BRAND LOVE.
Os restantes 4 tipos de BRAND LOVE, são igualmente reconhecíveis:
BRAND FAMILY LOVE
BRAND FRIENDSHIP LOVE
BRAND DESIRE LOVE
BRAND PLATONIC LOVE
COMO O FAZEMOS
WHYology® criou o método WISM® para ajudar a sua marca a ser amada pelo consumidor: BRAND LOVE.
Este método estrutura o processo de marketing em 4 fases lógicas: 1. Descobrir o WHY, 2. Reunir Insights, 3. Definir a estratégia e 4. Estabelecer um Plano de Marketing. Este é o primeiro passo.
WISM® - Why, Insight, Strategy and Marketing Plan
WHY
Porque existe a sua marca?
O que faz a sua marca pelo consumidor?
Porque é a sua marca única?
INSIGHT
O que diz o consumidor sobre a sua marca, e sobre o mercado?
O que dizem os seus clientes e os não clientes?
E os seus concorrentes?
STRATEGY
De que forma apresenta a sua marca?
Quem são os seus verdadeiros consumidores? E clientes?
Como fala com cada um deles?
MARKETING PLAN
Quando e onde deve comunicar com o seu consumidor?
Utilizando que meio?
Que plano e objectivos deve definir para aferir o sucesso?
PORQUE PRECISO DE BRAND LOVE
NA MINHA MARCA
BRAND LOVE permite-lhe estabelecer uma relação única com o cada consumidor, baseada numa conexão tão forte que os argumentos da concorrência não serão relevantes. Consequentemente, a saúde do negócio da sua marca vai melhorar muito mais, com o mesmo ou menor investimento.
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