top of page
simon sinek golden circle start with why simon sinek ted the golden circle simon senek simon sinek on ted simon sinek golden circle simon sinek start with why why how what simon sinek why know your why simon sinek golden circle products simon ted golden circle simon sinek ted talk how to start with why how to find your why simon sinek simon sinek purpose start with why portugues what how why ted talk simon sinek's why golden circle van simon sinek star with why why how what apple golden circle brand begin with why golden circle of communication simon why

SIMON SINEK

START WITH WHY: A TEORIA DO GOLDEN CIRCLE

PEOPLE DON'T BUY WHAT YOU DO, THEY BUY WHY YOU DO IT

WHAT YOU DO SIMPLY SERVES AS THE TANGIBLE PROOF OF WHAT YOU BELIEVE.

SIMON SINEK e o seu modelo "START WITH WHY" foram a inspiração da nossa empresa: WHY-OLOGY. Apaixonámo-nos, estudámos, testámos e hoje, damos vida ao "START WITH WHY", em todos os projectos, com a nossa metodologia WISM® - Why, Insight, Strategy and Marketing Plan.  Todos os projectos com os nossos clientes começam pelo início: Porque existe a sua Marca? Why?

SIMON SINEK

É o autor de vários livros sobre liderança, e um dos speakers mais vistos de sempre no TED. Entre os seus livros encontra-se "Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action", que popularizou, o seu agora famoso, Modelo Golden Circle.

O Golden Circle é um modelo que explica a razão pela qual, algumas pessoas e marcas são particularmente capazes de inspirar os outros e se diferenciar com sucesso. 

 

GOLDEN CIRCLE

A maioria das marcas começa pelo WHAT (What you do), os seus produtos ou serviços, e tenta chegar ao WHY (o seu propósito ou causa), de fora para dentro do Golden Circle. As marcas mais inspiradoras, começam pelo interior e desenvolvem-se até ao exterior. Começam pelo WHY - START WITH WHY - definem o HOW, e podem encontrar inúmeros WHATs.

 

 

EVERYONE KNOWS WHAT HE DOES,

 

SOME OF THEM KNOW HOW HE DOES IT,

 

BUT FEW KNOW WHY HE DOES IT.

WHY

O WHY é a mensagem mais importante que uma marca pode comunicar, pois é o que inspira à ação. O WHY é o propósito da marca, é a razão pela qual esta existe e se comporta de determinada forma.

Comunicar a paixão por trás do WHY é uma maneira de se comunicar com o sistema límbico do interlocutor. Esta é a parte da nossa anatomia que processa sentimentos como confiança e lealdade - bem como a tomada de decisões. Sem o Sistema Límbico, não teríamos confiança ou relacionamentos, apenas avaliaríamos factos e números.  Não somos assim, e as marcas também não devem ser. Escolhemos um produto, serviço ou marca pela forma como nos faz sentir.

 

 

 

HOW

Algumas marcas sabem como fazem o que fazem. Costumam chamar de "proposta de valor diferenciada", "Unique Selling Proposition (USP)". Os HOWs são os pontos fortes, valores ou princípios orientadores da marca. São os elementos que distinguem a marca da concorrência e que a tornam especial.

WHAT

Para uma marca, o WHAT são os produtos que vende ou os serviços que oferece.

COMO O FAZEMOS 

WHYology® criou o método WISM® para ajudar a sua marca a descobrir o seu WHY, e a definir uma estratégia e um plano de marketing para lhe dar vida.
Este método estrutura o processo de marketing em 4 fases lógicas: 1. Descobrir o WHY, 2. Reunir Insights, 3. Definir a estratégia e 4. Estabelecer um Plano de Marketing. Este é o primeiro passo.
WISM® Why, Insight, Strategy and Marketing Plan
WHY 
Porque existe a sua marca?
O que faz a sua marca pelo consumidor?
Porque é a sua marca única?
INSIGHT 
O que diz o consumidor sobre a sua marca, e sobre o mercado?
O que dizem os seus clientes e os não clientes?
E os seus concorrentes?
STRATEGY 
De que forma apresenta a sua marca?
Quem são os seus verdadeiros consumidores? E clientes?
Como fala com cada um deles?
MARKETING PLAN 
Quando e onde deve comunicar com o seu consumidor? 
Utilizando que meio?
Que plano e objectivos deve definir para aferir o sucesso?
bottom of page